Mesx Ads - (Anuncios Mesx) ((mesx.tk/ads))

09/06/2012

Curso de locução gratuito...

Olá, vamos começar agora um curso aqui no Equipe Mesx de locução... Você vai aprender várias coisas para você colocar em prática...

Primeiramente, você não pode ter problema de dicção, você tem que treinar bastante para não haver erros nem problemas com a sua fala...

Fale as frases abaixo sem deixar de falar nenhuma sílaba...


1- Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.

2- A flâmula flexível no florete do flibusteiro flutuava fluorescente na floresta de flandres.

3- O prestidigitador prestativo e prestatário está prestes a prestar a prestidigitação prodigiosa e prestigiosa .

4- Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama.

5- A prataria da padaria está na pradaria prateando prados prateados

6- As pedras pretas da pedreira de Pedro pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas.

Exercícios de aquecimento

Para aquecer a voz nos tons graves usamos a expressão EI.
O peito vibra ao falar...
EI...   EI...   EI...   EI...

Nos tons médios a vogal A.
Som entre o peito e a garganta...
AAA...   AAA...   AAA...

Já nos tons agudos a expressão usada é o Huuumm...
HUMMM...  HUUMM...  HUUMM...


Primeiramente, a pessoa para ser um bom locutor, é fundamental que tenha uma boa leitura, treine sempre a sua leitura para não haver erros durante uma gravação ou outra coisa semelhante, é fundamental que palavras difíceis você pergunte como se diz para não falar nada errado, também é fundamental que você saiba o básico pelo menos no inglês, já a voz não é tão necessário ter uma voz muito grave, depende de qual é a publicidade que você vai fazer, de uma loja por exemplo, sua voz tem que ser média nem grossa mais também nem fina...

Quando você for narrar alguma coisa ou participar de um programa de televisão, se for colocar algum texto em um papel, procure deixar esse papel grosso com alguma coisa, ou já faça em papel grosso, pois isso se você tremer o público não irá perceber e também procure dar uma lida antes de falar alguma coisa para evitar trocar palavras, confundir, para não passar vergonha e você tem que mostrar interesse no assunto discutido mesmo sem ser do seu interesse caso você estiver entrevistado, também tente não ficar balançando as pernas demais nem abaixar a cabeça pois isso irá atrapalhar muito e você não irá passar uma boa imagem ao público...

Caso você for fazer uma gravação muito grande com sua voz, exemplo documentário tente a cada paragrafo mudar sua voz para que as pessoas que estão assistindo não enjoar de sua voz e documentário ficar chato...

10 dicas de oratória...


1) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.

2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação,mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.

3) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.

4) Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim,
não demonstrará a instabilidade emocional para o público.

5) No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite
também para fazer algum comentário pessoal.

6) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.

7) Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática.

8) Antes de fazer sua apresentação, reuna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público.

9) Se der o branco, não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso.

10) Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe.




10 dicas de como se comportar durante uma entrevista...

1) Treine, treine, treine. Simule a entrevista com a ajuda de um amigo e uma câmera de vídeo. Veja os resultados e corrija as falhas. É um bom caminho para evitar o nervosismo.

2) Escolha a roupa certa. Prefira peças de cores lisas, nos tons azul, vinho, bege ou cinza - uma escolha que deve variar conforme o cenário do estúdio (tente descobrir isso com antecedência). Esqueça as cores berrantes e as
meias curtas, que deixam aparecer a perna. Também é bom evitar acessórios brilhantes e barulhentos, que desviam a atenção do telespectador.

3) Saiba antes se é uma entrevista só com você ou um debate, o horário, se é ao vivo e qual o estilo do entrevistador. No dia D, não se atrase: chegue 20 ou 30 minutos antes de começar. Tome um cafezinho, converse, sinta o ambiente. Fazendo assim, os riscos de fazer feio diminuem bastante.

4) Cumprimente o entrevistador com um simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Nada de "é um prazer estar no seu programa", "olá, telespectadores" e coisas do gênero.

5) Comece a responder à pergunta olhando para o entrevistador, mas depois volte-se para a câmera. De vez em quando, olhe de novo para ele. O ideal é olhar de 80% a 90% do tempo para a câmera. Se o programa focalizar vocês
dois o tempo todo (normalmente o estúdio tem uma TV que mostra o que está indo ao ar), faça exatamente o contrário, olhando mais para o entrevistador.

6) Posicione-se na cadeira sem rigidez, mas com elegância. Coloque os dois pés no chão ou cruze as pernas. Mantenha a cabeça levantada, mas sem exageros, para não projetar uma imagem arrogante. Não faça gestos exagerados nem fique balançando as pernas ou se mexendo de um lado para
outro na cadeira giratória.

7) Faça a expressão facial trabalhar a seu favor. Carrancas servem para enfeitar a proa dos barcos e espantar os maus espíritos. Na TV, um semblante fechado serve para afugentar o público. A fisionomia tem de estar relaxada, com um ar natural e descontraído.

8) Fale pausadamente e pronuncie bem as palavras. Evite o "aaan... aaan" de uma frase para outra e, ao final de cada uma, aqueles irritantes "né?", "tá?" ou "tá entendendo?" Para não dar branco, pense mais na linha de raciocínio,
sem se preocupar demais com a construção das frases.

9) Não se mostre irritado com perguntas ou ataques. Continue falando de maneira firme, mas sem perder a calma. Se não quiser discorrer sobre algum assunto específico, deixe isso claro antes de aceitar o convite.

10) Prepare-se para encerrar. Quando a entrevista estiver no fim, relacione as informações mais importantes que você quer transmitir e encontre uma maneira de comunicá-las da forma mais objetiva possível. Tenha cuidado para não falar demais e acabar perdendo o foco da resposta.


10 dicas para falar melhor

Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua 
naturalidade. 

2) Pronuncie bem as palavras - sem exagero. 

3) Fale com boa intensidade - nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente. 

4) Fale com boa velocidade - nem rápido nem lento demais. 

5) Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter 
aceso o interesse dos ouvintes. 

6) Tenha um vocabulário adequado ao público. 

7) Cuide da gramática, pois um erro nessa área poderá comprometer a apresentação. 

8) Tenha postura física correta. 

9) Dê à sua fala início, meio e fim. 

10) Fale com emoção - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.





Coment�rios
3 Coment�rios

3 Comentários

valmir 12 de novembro de 2014 às 12:56

Muito interessante as dicas como consultor de marketing eu aprovo o que está escrito!

Luís Alberto 12 de maio de 2015 às 14:56

Simples e prático com boas dicas! Diferente do 'curso de Locutor de Rádio' vendido pelo site Buzzero.com uma verdadeira enganação. Adquiri o 'curso' e sinto-me lesado, totalmente. Um embuste!

Unknown 23 de novembro de 2015 às 21:50

interessante.

Postar um comentário

Pode comentar a vontade, mais palavrões, ofensas e outros serão excluídos, só comente no anônimo caso você não tiver contas aceitas, se tiver por favor comente com a sua conta...